Sorria, ainda é possível ouvir antigos compactos e LPs, mesmo para quem já não tem seu velhos toca-discos de vinil. A ELP Corp. traz o vinil para o século XXI, substituindo a agulha por raios laser.
Trata-se de um equipamento produzido atualmente pela ELP Corporation – Minami-Urawa – Saitama – Japan. Esse equipamento é capaz de ler discos de vinil novos, arranhados ou imprestáveis, aqueles com aquelas falhas em que a agulha não sai do lugar e discos rachados. E tudo isso com excelente qualidade, em relação aos novos, e boa qualidade nos arranhados e rachados - inclusive trazendo em si um recurso chamado "de-clicker", que retira os 'cliks' dos discos arranhados, transformando-os para sons graves e mais discretos, quase imperceptíveis ao ouvido humano. A vantagem que traz em relação aos vinis novos está na certeza de que eles nunca serão desgastados (isso é fantástico!), pois não há agulha: só um leitor composto de 5 micro canhões laser - um deles para garantir a distância do leitor em relação à mídia e a garantia de que voce está escutando 100% do som analógico original, sem “roupas”.
A empresa
ELP oferece o toca-discos a laser que toca discos de vinil em três modelos. O LT-1LRC, para os compactos (45 rpm) e os LPs; o LT-1XRC, que também toca discos de 78 rpm; e o terceiro modelo, o LT-2XRC, que toca todos os formatos e tamanhos. Assim como qualquer CD player, o toca-discos a laser também exibe o tempo decorrido e o que falta. O esquema abaixo mostra como o laser substitui a agulha na reprodução do disco.
Mas se você já está esfregando as mãos de vontade de ter um, entre em contato com Marcos Rocha 61- 93010856