quinta-feira, 24 de março de 2011

CAIXAS CERTAS NO LUGAR CERTO

Assim como a tela, o tamanho das caixas acústicas também deve ser proporcional à metragem do ambiente. As compactas, que se dividem em satélites (as menores, com até 25cm de altura) e bookshelf (que costumam chegar até 60cm), costumam se sair bem em ambientes de até 20m2. Com robustos gabinetes e admitindo alta potência, os modelos do tipo torre são capazes de movimentar grandes massas de ar (ideais para preencher áreas mais amplas) e têm mais facilidade para reproduzir (corretamente) os sons graves. O correto posicionamento das caixas (veja no esquema ao lado) é fundamental para se obter uma boa sensação de envolvimento e extrair o melhor desempenho de seu equipamento. As torres e o subwoofer (responsável exclusivamente pela reprodução das baixas freqüências) devem ficar em contato direto com o chão e livres de obstáculos ao redor, que podem prejudicar seu trabalho. No caso das compactas, as opções de instalação aumentam: podem ficar suspensas por suportes, principalmente as menores, ou sobre móveis, racks ou pedestais.


Dicas:
* Para evitar acidentes, esqueça dos pedestais em ambientes com livre acesso de crianças e cachorros de médio porte. Nesses casos, uma opção interessante é embutir as caixas (principalmente as traseiras, que dificultam mais a circulação dos moradores) no forro de gesso. Além do fator segurança, esse cuidado vai deixar o visual da sala mais leve, valorizando o lado estético.

* Cuidado com os excessos. Duas caixas traseiras (sistema 5.1 canais) são suficientes para garantir uma boa sensação de envolvimento em ambientes pequenos e médios.

* Se a instalação do subwoofer no móvel for inevitável, procure providenciar um nicho com fundo falso (em contato com o chão) para essa caixa. Outra sugestão para evitar vibrações é apoiar o sub sobre uma base sólida (mármore, granito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário